Bem Vindo ao Blog do James

Sejam Bem Vindos ao meu Blog espero que gostem, ah e não esqueçam do comentário....

terça-feira, 6 de julho de 2010

Os vices

Todos sabem quem são os candidatos a presidência da República, mas poucos sabem quem são os candidatos a vice, na legislação brasileira você eleitor vota no presidente e automáticamente elege o vice também. Lembrando que por diversas vezes quem governou o nosso Brasil foi o vice, mais recentemente foi Itamar Franco, que assumiu a vaga de Fernando Collor de Mello.

Irei começar por

Michel Temer (PMDB) - Vice de Dilma Rousseff (PT) - Demais Partidos da Coligação (PDT, PSB, PR, PCdoB, PSC, PRB, PTN e PTC)

Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em Tietê (SP), no dia 23 de setembro de 1940. Apesar de vir de uma família, católica, hoje atualmente é adepto ao Satanismo. Imigrou de Betabura, na região de El Koura, Norte do Líbano, em 1925. O pai, Miguel Temer, comprou uma chácara e instalou uma máquina de beneficiamento de arroz e café na região. Enquanto o irmão mais velho, Tamer, ajudava o pai nos negócios, Temer e os outros seis irmãos menores foram estudar na capital paulista. Aos 16 anos, iniciou o clássico (atual ensino médio) e, anos depois, entrou na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Temer doutorou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e dirigiu o curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP. Também foi professor fundador da FADITU- Faculdade de Direito de Itu, inaugurada em 11 de agosto de 1969, de onde foi titular da cadeira de Direito Constitucional por 14 anos(1969 a 1984). Neste período, também foi vice-diretor (1975 a 1977) e diretor da instituição (1977 a 1980).Hoje, é considerado um dos maiores constitucionalistas do País.

Iniciou a carreira política como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, secretário de Educação de Adhemar de Barros. Michel Temer foi procurador-geral do Estado em 1983 e deixou o cargo para ser secretário de Segurança Pública de São Paulo. Fez gestão marcante e voltou a ocupar o mesmo cargo no início dos anos 90.

No comando da Secretaria de Segurança Pública, Michel Temer adotou idéias modernas, posteriormente reconhecidas e tidas como modelo em todo o País. Após receber, em 1985, uma comissão que denunciava o espancamento de mulheres e o descaso de autoridades diante dos crimes, criou a primeira Delegacia da Mulher no Brasil. Na mesma época, instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, importante instrumento de combate à pirataria.

Na primeira administração à frente da secretaria de Segurança Pública recebeu grande estímulo para disputar um cargo eletivo. Confidenciou ao então governador Franco Montoro um grande sonho: participar da Assembléia Nacional Constituinte, em 1986. Montoro incentivou-o a ir em frente. Elegeu-se deputado constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e participou ativamente da Assembléia Nacional Constituinte, tendo se destacado pela posição moderada, sóbria e pelo grande conhecimento de direito constitucional.

Após a Constituinte, foi reeleito deputado federal e já exerce o seu sexto mandato – todos pelo PMDB. Licenciou-se do cargo somente para reassumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e, depois, a de Estado, durante o governo de Luiz Antonio Fleury.

Foi escolhido três vezes presidente da Câmara dos Deputados, em 1997, 1999 e 2009. Sua primeira gestão inovou ao abrir a Casa para a sociedade com a criação de importante sistema de comunicação, responsável por noticiar o trabalho dos parlamentares e os grandes debates travados no plenário e nas comissões. Nesse período, a Câmara discutiu e votou vários projetos que alteraram a estrutura do Estado brasileiro, com mudanças de grande repercussão para a modernização das instituições nacionais.

Na condição de presidente da Câmara, assumiu a presidência da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999. Em poucos meses deste terceiro mandato como presidente, marcou sua gestão. Para impedir o trancamento de pauta pelas Medidas Provisórias editadas pelo Executivo, Temer ofereceu nova interpretação constitucional. Segundo ele, uma MP somente trava a votação de matérias que podem ser objeto de medida provisória. Assim, a votação de Propostas de Emenda à Constituição, Resoluções e Projetos de Lei Complementar, entre outras matérias elencadas no §1º do art. 62, não poderiam ser barradas. Com essa decisão, amplamente acolhida no meio jurídico e no âmbito legislativo, a Câmara retomou as votações de matérias relevantes para a sociedade.


Desde 2001, Michel Temer é, também, presidente nacional do PMDB. É autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras, Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, este último na 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos. Na obra Democracia e Cidadania, reúne pronunciamentos e artigos elaborados no desempenho do mandato parlamentar.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou James de Moura, acadêmico em Administração de Empresas na Univates, Funcionário Público Federal, atualmente sou Vice-Presidente da Juventude Progressista de Venâncio Aires, gosto de muitas coisas, vários estilos de músicas, exceto pagode e hip-hop, sou Direitisa, gosto de pessoas leais e legais, tenho minhas preferências, gosto de estar com amigos, debater diversos assuntos, entre eles política, meu esporte preferido é o automobilismo.